quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O trabalho escravo

O termo escravidão traz lembranças, imagens de aprisionamento e de pessoas trabalhando forçadas por muito tempo sobre olhares de seus proprietários. Essa foi à realidade do Brasil até o final do século 19,quando por fim foi considerada ilegal pela Lei Áurea, de 13 de maio de1888.

O trabalho escravo envolve todos os tipos de produtos e empresas de todos os cantos do Brasil. Casos de escravidão são notícias de primeira página nos jornais brasileiros e nos jornais internacionais. 

A escravidão existe em quase todos os estados do Brasil, Mato Grosso que tanto exporta quanto explora mão-de-obra escrava, também há escravidão nos estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Paraíba, em Rondônia, na Bahia, e até em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Os estados que possuem maior quantidade de trabalho escravo são: Pará, Maranhão e Mato Grosso.

                 
                                         http://otenap.blogspot.com.br/ (link da imagem)

As vítimas da escravidão são crianças, jovens, adultos e ate mesmo pessoas idosas, ocorre com pessoas de qualquer idade. Libertar os escravos do Brasil do século 21 virou notícia comum, 115 anos após a abolição da escravatura. Hoje em dia qualquer tipo de trabalho escravo, doméstico, infantil e outros são considerados crime e a pessoa que estiver escravizando pode ser presa e a pena pode chegar a 12 anos caso for considerado cometido contra criança ou por preconceito. 

                                
                                                           (link da imagem)
1º Revisor: Guilherme Augusthus

Nenhum comentário:

Postar um comentário