quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cultura Afro-descendente




Bom, para começo de converça “Afro-descendente” é um termo que qualifica pessoas ou objetos que vieram do Continente Africano com cerca de 54 países muito diversificados tanto culturalmente quanto economicamente.

No período das grandes navegações este continente foi "descoberto" pelos invasores europeus que o escravizaram em busca de lucro fácil, subornavam reis de nações africanas que por sua vez escravizavam irmãos e os trocavam por quinquilharias, aguardente e tabaco.

Na cultura afro descendente a religiao mais predominante é a religiao mulçumana,que é representada por mais de 316 milhoes de fiéis.

Na cultura muçulmana, uma das tradiçoes mais importantes é a hora da reza, onde deve ser feito várias vezes por dia para seguir os mandamentos de Maomé ou o texto de Corão.

Nos ensinamentos de Maomé há preceitos religiosos, regras para a organização do Estado, instruções para o relacionamento entre pessoas e até normas para o dia-a-dia.

Segundo a doutrina, todo muçulmano nasce puro e ganha o reino dos céus se cumpre com suas obrigações, todas definidas. Os muçulmanos comuns, acreditão que quando morrem, ficam numa espécie de estágio intermediário aguardando o juízo final.

A África foi palco de alguns avanços tecnológicos da história: A prática agrícola, criação de gado, mineração e metalurgia do cobre, do bronze, do ferro e do aço. O comércio,a escrita e a arquitetura. Daí o grande interesse por esta mão-de-obra escrava altamente lucrativa.

O continente africano e o Brasil lutam para acabarem com o preconceito, opressão, dominação e exclusão de outros povos, preconceito e racismo existente pelas pessoas.

Em conclusão, mais de 50% da população brasileira tem sua origem na matriz africana. Não podemos dizer que existe raças humanas e sim grupos étnicos, assim quando os negros chegaram aqui na América, houve uma miscigenação muito grande com outros povos aqui encontrados, formando assim o que conhecemos e moramos hoje, o Brasil.





Fontes: http://pt.shvoong.com/books/1953959-cultura-afro-descendente/#ixzz234ii0t8Y

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080225115053AAWt3KY

http://paginaglobal.blogspot.com.br/2011/07/brasil-comunidades-afro-descendentes.html


1º revisor: Guilherme Augusthus

O trabalho escravo

O termo escravidão traz lembranças, imagens de aprisionamento e de pessoas trabalhando forçadas por muito tempo sobre olhares de seus proprietários. Essa foi à realidade do Brasil até o final do século 19,quando por fim foi considerada ilegal pela Lei Áurea, de 13 de maio de1888.

O trabalho escravo envolve todos os tipos de produtos e empresas de todos os cantos do Brasil. Casos de escravidão são notícias de primeira página nos jornais brasileiros e nos jornais internacionais. 

A escravidão existe em quase todos os estados do Brasil, Mato Grosso que tanto exporta quanto explora mão-de-obra escrava, também há escravidão nos estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Paraíba, em Rondônia, na Bahia, e até em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Os estados que possuem maior quantidade de trabalho escravo são: Pará, Maranhão e Mato Grosso.

                 
                                         http://otenap.blogspot.com.br/ (link da imagem)

As vítimas da escravidão são crianças, jovens, adultos e ate mesmo pessoas idosas, ocorre com pessoas de qualquer idade. Libertar os escravos do Brasil do século 21 virou notícia comum, 115 anos após a abolição da escravatura. Hoje em dia qualquer tipo de trabalho escravo, doméstico, infantil e outros são considerados crime e a pessoa que estiver escravizando pode ser presa e a pena pode chegar a 12 anos caso for considerado cometido contra criança ou por preconceito. 

                                
                                                           (link da imagem)
1º Revisor: Guilherme Augusthus

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Batalhadores

Em todas as áreas do Brasil eles constituíram a nossa economia em desenvolvimento, mas por outro lado foram sumariamente excluidos da divisão dessa riquesa.

Africanos, a chegada das primeiras levas de escravos vindo da África, se dá por volta de 1549. Por outro lado, alguns historiadores acham que bem antes dessa data ja haviam entrado negros no Brasil.

Com tantas revoltas, descobertas e revoluções da época é difícil de estabelecer o número exato de africanos que vieram para nossa terra.

A locomoção dos negros ao Brasil foi extremamente terrivel. Eles chegavam aqui em grandes barcos e caravelas mas tratados como animais. Como eram vários dias viajando, os africanos ficavam nos porões das caravelas, onde havia pouca higiene e quase nada para comer e por isso, muitos negros morriam de fome e contagiados por doenças antes de chegarem as terras “descobertas”.

Assim, em conclusão, os africanos a muito tempo atrás, chegaram ao Brasil com uma viajem só de ida, e muitos sem volta, e outros nen chegavam a conhecer seu destino de muito esforço e suor, de pouca alegria e muita dor, mas tudo tem suas vantagens, como o imenso valor cultural que estes lutadores deixaram para nós.